O remake da clássica novela Renascer conta a história de José Inocêncio, desde o momento em que chega às roças de cacau de Ilhéus, na Bahia, e finca seu facão ao pé de um jequitibá , fazendo uma promessa: não morrer. A árvore passa a representar sua sorte, força e existência, acompanhando a trajetória do personagem ao longo de toda a narrativa. Enquanto o facão estiver fincado na terra, ele terá o corpo fechado e não morrerá, nem de morte matada, nem de morte morrida .
Com o passar dos anos, valente, trabalhador e obstinado, José Inocêncio constrói um verdadeiro império do cacau, e se casa com a doce Maria Santa, por quem devota um amor incondicional. Ela lhe dá quatro filhos, mas morre ao dar à luz João Pedro, rejeitado desde então pelo pai, que o culpa pela morte de seu grande amor.
O meu desafio foi criar o conceito visual para comunicação da novela, desde a vinheta de abertura e logo, até o cartaz e as peças de divulgação.
DA FRAMES
PROCESSO
Dois conceitos principais estão na abertura: a simbiose entre o homem e a natureza e a ciclicidade da vida. O pacto de José Inocêncio com o Jequitibá, ao fincar o facão aos pés dessa árvore ancestral, vincula sua alma à terra. A abertura começa e termina no mesmo lugar, representando essa ligação. Assim como a trama, que fala de legado entre pai e filho, de volta às raízes em um ciclo que não se encerra.
É de começo, meio e começo. Ele renasce.
É de começo, meio e começo. Ele renasce.
MAKING OF
IDENTIDADE VISUAL